Sessões À Pala de Walsh

SÓ NO CINEMA FERNANDO LOPES


A partir de Fevereiro e todos os meses, o Cinema Fernando Lopes, na Universidade Lusófona em Lisboa, recebe o À pala de Walsh em sessões especiais comentadas. Sessões estas com a curadoria de críticos do site, e para as quais será convocado um conjunto de convidados que se destacam no actual panorama cultural.

Neste início do novo ano, o Cinema Fernando Lopes, conhecido pela sua programação eclética e desejo de abraçar novos jovens públicos, alia-se ao À pala de Walsh, site de crítica de cinema português - “O sitemais importante de Portugal (…) reunindo jovens críticos de todo o país.” (Cahiers du cinéma, Dezembro 2015) -, que depois de 14 anos de trabalho, continua empenhado na sua labuta colaborativa, compondo-se de uma multiplicidade de vozes cinéfilas que tem vindo a complementar o pensamento crítico a partir do cinema. Dessa vivacidade nascem exercícios que se apoiam na hibridez e que continuam a reforçar a importância do cinema enquanto ritual que nos aproxima uns aos outros.

A colaboração que, numa fase inicial, decorrerá de Fevereiro a Julho de 2026, é desencadeada pela passagem do tempo (o site abraçou recentemente dois novos membros na sua equipa editorial), e uma procura por enaltecer a comunidade levando os seus espectadores ao encontro da crítica enquanto acto de refazer o cinema. Tudo isto sob o olhar crestante da sobrevivente Mamie Stover (Jane Russell) em Mulher Rebelde (1956), de Raoul Walsh, forte figura feminina no cinema, que será homenageada, dando a cara às sessões.

Começando no cinema da ternura de Joachim Trier, com Valor Sentimental (2025), as sessões À pala de Walsh contemplarão tanto as estreias dos filmes de Paula Tomás Marques e Sylvain Chomet como repescarão filmes de Werner Herzog, Terry Zwigoff e Nancy Savoca, espelhos da pluralização que cimentou o crescimento do site e que agora integrará a sala do Cinema Fernando Lopes: “todo o cinema vale a pena” (O Cinema Não Morreu, 2017).

As sessões À pala de Walsh no Cinema Fernando Lopes contam com o apoio da Antena 3 e da Agenda Cultural de Lisboa.


Programa:
Sábado, 7 Fevereiro, 21h
Valor Sentimental (2025) de Joachim Trier

Sábado, 21 Março, 21h
Além do Azul (2005) de Werner Herzog

Sábado, 18 Abril, 21h
Dogfight (1991) de Nancy Savoca

Sexta, 15 Maio, 21h30
Ghost World - Mundo Fantasma (2001) de Terry Zwigoff

Sábado, 20 Junho, 21h (data de estreia prevista, sujeita a alteração)
Duas Vezes João Liberada (2025) de Paula Tomás Marques

Sábado, 25 Julho, 21h
Marcel et Monsieur Pagnol (2025) de Sylvain Chomet



próxima sessão

7 fev





Ⓒ 2026, Cinema Fernando Lopes