POLAR - AS LONGAS NOITES DO CINEMA NÓRDICO

16-18 jan.


POLAR é um novo evento dedicado à promoção e celebração do cinema nórdico em Portugal. Durante três dias — de 16 a 18 de janeiro de 2026 — o Cinema Fernando Lopes acolhe uma programação cuidadosamente curada, que reúne uma seleção de filmes da Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia.

A cinematografia nórdica tem-se afirmado como uma das mais vitais e surpreendentes no contexto europeu. Trata-se de um cinema extremamente diverso, tanto nas temáticas como nos géneros, capaz de alcançar diferentes tipos de público e que, nos últimos anos, nos deu a conhecer autores de grande relevância como Ruben Östlund, Joachim Trier, Nicolas Winding Refn, Thomas Vinterberg, Lars von Trier, Roy Andersson, Hlynur Pálmason, entre muitos outros.

O evento celebra também marcos históricos do cinema nórdico: os 30 anos do primeiro filme do movimento Dogma 95, A FESTA (Festen), de Thomas Vinterberg, assinalados com uma conversa sobre o impacto e o significado deste movimento que marcou o cinema dos anos 90 e do início dos anos 2000; e os 30 anos do surpreendente filme de estreia de Nicolas Winding Refn, Pusher, apresentado numa cópia restaurada que evidencia a revitalização do cinema dinamarquês e os primeiros passos de Mads Mikkelsen como ator.

Para saber mais, horário e programação, toda a informação AQUI!



MOSTRA LUZ & SOMBRA: Retratos do Trabalho no Cinema Contemporâneo


Fevereiro 2025 – Fevereiro 2026

ENTRADA GRATUITA MEDIANTE INSCRIÇÃO

A Upper Side – Career Management & Advisory, em parceria com o Cinema Fernando Lopes, apresenta a mostra LUZ & SOMBRA: Retratos do Trabalho no Cinema Contemporâneo, uma iniciativa dedicada ao mundo

do trabalho contemporâneo e os seus desafios.

Todos os filmes da mostra serão de entrada gratuita, mediante inscrição num formulário online.

PRÓXIMA SESSÃO:
13 nov. 19h00| Ouistreham - Entre Dois Mundos, de Emmanuel Carrère

MAIS INFORMAÇÕES: AQUI!





Ⓒ 2026, Cinema Fernando Lopes