Sem Censura - Sucessos do Cinema Italiano no Pós-25 de Abril


A decorrer até 01 de maio no Cinema Fernando Lopes

Retrospectiva inserida na Festa do Cinema Italiano

Com o 25 de abril, o lápis azul foi definitivamente quebrado e os cinemas puderam finalmente abrir portas e ecrãs a todo o tipo de filmes. Uma das cinematografias com mais sucesso na segunda metade dos anos 70 em Portugal foi o cinema italiano que, com a sua variedade de géneros, do erótico ao terror, da comédia ao policial, produziu êxitos de bilheteira estrondosos por todo o país.

Esta retrospetiva pretende ser uma celebração da ligação entre Itália e Portugal no que diz respeito ao cinema, à liberdade, e à liberdade para ver e fazer qualquer tipo de cinema.

Feios, Porcos e Maus (Brutti, Sporchi e Cattivi) de Ettore Scola
Itália, 1976, 115’, Legendas PT, Drama, Comédia

Que Viva a Revolução! (Allonsanfan) de Paolo e Vittorio Taviani
Itália, 1974, 115’, Legendas PT, Drama

Salon Kitty, O Bordel dos Nazis (Madam Kitty) de Tinto Brass
Itália, República Federal da Alemanha, 1975, 130’, Legendas PT, Drama, Erótico

Malícia (Malizia) de Salvatore Samperi

Itália, 1973, 99’, Legendas PT, Comédia, Erótico



Warm-Up IndieLisboa


De 27 de abril a 08 de maio no Cinema Fernando Lopes


Antecipando o regresso do IndieLisboa às salas da capital, a distribuidora de cinema independente No Comboio recupera agora filmes da edição passada do festival. São quatro os títulos que irão fazer a sua estreia comercial a nível nacional: A Barragem, de Ali Cherri; Aqui, de Bas Devos; Algo Que Disseste a Noite Passada, de Luis De Filippis; e Um Lugar Seguro, de Juraj Lerotić.

Em Lisboa, o programa passa em exclusivo no Cinema Fernando Lopes.



Horários e Sessões Especiais Aqui


+ COMPRAR BILHETES











Sessão Especial do filme A IRMANDADE DA SAUNA, de Anna Hints



Terça-feira, 30 de abril, às 19h00 - Cinema Fernando Lopes



Sessão especial com a presença de Susana Bessa (crítica de Cinema no site À Pala de Walsh e do Jornal Público) para uma conversa com o público no final da sessão.


Na escuridão da sauna de fumo, mulheres partilham os seus segredos mais profundos e experiências mais íntimas. Através de uma sensação de comunhão, lavam a vergonha confinada nos seus corpos e recuperam a sua força.






 






Sessão Especial do filme SUAVES E SILENCIOSAS, de Beth de Araújo



Sexta-feira, 03 de Maio, às 21h30 - Cinema Fernando Lopes



Sessão especial do filme Suaves e Silenciosas com a presença de Leonor Rosas (antropóloga) e Ana Cabral Martins (programadora do IndieLisboa e cronista na Revista Sábado) para uma conversa com o público no final da sessão.

Filmado em tempo real, SUAVES E SILENCIOSAS segue uma tarde na vida de Emily, supremacista branca e professora primária. Emily organiza a primeira reunião do clube “Filhas pela União Ariana” e doutrina um grupo de mulheres de extrema-direita. Quando decidem continuar a reunião na casa de Emily, param num supermercado para comprar bebidas. Começa então uma discussão entre duas irmãs sino-americanas e o grupo, dando origem a uma cadeia descontrolada de eventos.











Sessão de pré-estreia do filme DAAAAAALÍ!, de Quentin Dupieux



Terça-feira, 14 de Maio, às 21h00, no Cinema Fernando Lopes


DAAAAAALÍ! de Quentin Dupieux, com sessão especial no Cinema Fernando Lopes, no mesmo dia em que a nova comédia do cineasta abre o Festival de Cannes.

É o regresso do realizador de 49 anos ao festival, depois de por ali ter passado em 2022, com Smoking Causes Coughing, também na secção não-competitiva. Em Portugal, a obra do cineasta já tinha sido, em março, alvo de uma Mostra Essencial no Cinema Fernando Lopes.














Ⓒ 2024, Cinema Fernando Lopes


WhatsApp: 965009029

︎︎︎